Alex Conder

O que é um funil de vendas?

Se você acompanha nossa página, você com certeza deve saber, que uma estratégia de Marketing Digital de sucesso não depende somente de uma única ação ou elemento, mas de um conjunto.

Hoje, trataremos aqui no blog um pouco a respeito do funil de vendas: uma estratégia de In-bound Marketing, ou melhor dizendo modelo estratégico.

Também chamado de pipeline, é um modelo que alinha elementos e ações para acompanhar a jornada de compra do seu cliente (desde o reconhecimento do problema ou necessidade, até o fechamento do negócio).

# Como funciona?

Sabemos que a compra não é um processo padrão (há variações), mesmo assim, é possível realizar uma divisão por etapas: o topo, o meio e o fundo. Esta representação é chamada de funil de vendas e permite identificar em que nível de maturidade o cliente está.

Para esclarecer melhor esta ideia, apresentaremos agora uma explicação separada sobre etapa.

Topo

O topo é conhecido pela etapa da consciência, neste momento o potencial cliente (ainda um visitante) é indiferente a necessidade ou problema. Por isso, no primeiro contato, você deve fazer com que o indivíduo adquira a consciência (percepção) e, ainda dentro dessa etapa, se posicionar como especialista.

É altamente recomendado o fornecimento de conteúdo rico gratuito para que você consiga converter um visitante e lead. (vídeos, ebooks, postagens de blog e etc)

Os materiais fornecidos devem ajudar seus visitantes neste processo. . Assim, qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, ele vai procurar por você.

Meio

Esta etapa começa com a conclusão da primeira: o reconhecimento do problema/necessidade pelo potencial cliente.

Neste ponto, o cliente já leu bastante a respeito do assunto e adquiriu consciência e está em busca de uma solução. Geralmente os potenciais clientes nesta etapa já estão convertidos em leads: já interagiram com o seu conteúdo e forneceram dados básicos para contato.

Como o lead ainda não tem uma solução definida para o problema, ele está a procura de diversas soluções. Devido a você ter se posicionado como especialista na primeira etapa, existem grandes chances dele procurar em seu site uma sugestão adequada.

Ele então precisa fazer uma decisão de compra e é nesta hora que você deve apresentar a ele a sua proposta de solução (demonstrando as qualidades e diferenciais do seu produto de forma sincera).

Fundo:

Com o potencial cliente decidido a comprar, ele ainda compara preços e benefícios com os concorrentes , afinal ele quer fazer a melhor escolha.

Faça uma oferta “irrecusável” (seja via email, seja no próprio site). Se as etapas anteriores geraram valor suficiente, ele vai finalizar a compra.

Feito isso, é hora de fidelizar esse cliente, forneça materiais com dicas em relação ao produto, brindes, qualquer ação que eleve o nível de satisfação do cliente é válida. Pois este cliente, se satisfeito, vai se transformar em um promotor da sua marca.

E aí, aprendeu como um funil de vendas funciona? Quer saber mais, deixe seu comentário logo abaixo.

#aprendendomarketing