Alex Conder

Como mapear a persona do meu negócio

Este artigo é um aprofundamento do conjunto de dicas Restaurante de Sucesso, aqui você vai aprender um pouco mais sobre o conceito de persona e vai conferir um passo a passo de como fazer o mapeamento de persona.

Ainda não está acompanhando a nossa série de dicas? Confira o vídeo.

<vídeo da dica>

Para conceituar de uma forma simples e de fácil entendimento, a persona, trata-se de uma representação aprofundada do seu cliente ideal (um perfil), um aprofundamento dos estudos superficiais de público-alvo construído por meio de um levantamento de dados e informações sobre os clientes do negócio.  

# Porque mapear a persona é importante?

Porque para você ter sucesso nas vendas, é essencial que você conheça os clientes do seu produto (as necessidades e desejos). Você precisa saber para quem está vendendo e o estudo da persona é um caminho eficaz para isso.

# Como fazer isso?

Uma das formas mais adequadas de se realizar este levantamento, inclusive utilizada por nós do Sites Gourmet, é a elaboração e aplicação de um questionário. 

Tendo em vista que cada segmento de negócio tem suas características, não existe um padrão exato, no entanto, algumas perguntas são bem recorrentes, por isso, fizemos uma lista abaixo para servir de ponto da partida para você elaborar o seu:

Primeiramente, perguntas sobre dados geográficos relevantes, idade, gênero, escolaridade e profissão.

Perguntas sobre dores e desejos:

Quais problemas você buscava resolver quando veio buscar o nosso produto ou serviço?

Quais transformações nosso produto ou serviço trouxeram a você ou ao seu negócio?

Porque você escolheu o nosso produto ou serviço? O que te fez decidir?

Você procurou outras opções antes de escolher nosso o produto ou serviço?

É recomendado que este questionário seja aplicado nos seus atuais clientes durante o processo de finalização da venda ou entrega do produto. A concessão de brindes, conteúdo extra sobre o produto pode ser de grande auxílio para abordagem mais amigável.

Aplicado o questionário, é necessário o armazenamento destes dados, análise e conversão em informações. Ou seja, selecionar os dados que se conectam e os converter em um perfil de cliente (É por meio deste processo que a persona é mapeada).

No processo de conversão, é muito comum identificar mais de um perfil de consumidor, mais de uma persona. Caso este número seja muito grande, como por exemplo umas 10, 20, a melhor é focar em duas, ou no máximo três (as principais ou mais recorrentes).

Concluído este estudo, você já terá informações consistentes para produção de conteúdo e desenvolvimento de estratégias compatíveis com os potenciais clientes do seu negócio. 

Para continuar aprendendo mais sobre Marketing Digital atento as próximas publicações.

#aprendendomarketingdigital